O colesterol "ruim" (LDL) é composto por partículas pouco densas, o que facilita que fiquem aderidos nas paredes das veias e artérias, formando placas de gordura e facilitando a formação de trombos (o que pode causar uma isquemia, uma trombose, etc).
LDL e VLDL (lipoproteínas de baixa e muito baixa densidade), ou "colesterol ruim", contêm os maiores componentes de gordura.
As LDL têm normalmente de 60 a 80% do colesterol total. Elas ajudam a carregar o colesterol para dentro do tecido arterial e são as responsáveis pelo estreitamento e entupimento das artérias.
O HDL (lipoproteínas de alta densidade), ou "colesterol bom", contém a menor quantidade de colesterol e pode proteger as artérias de duas maneiras: levando o colesterol para longe da parede arterial, a fim de ser transformado em bile no fígado e excretado pelo intestino, e competindo com o LDL para ingressar nas células da parede arterial.
Já o colesterol "bom" (HDL) é composto por partículas de alta densidade, então transitam pelo sangue pelo "meio" dos vasos, o que faz com que seja mais difícil a aderência nas paredes.
leia também, os alimentos que ajudam a prevenir o aumento do colesterol:
http://saude.terra.com.br/nutricao/veja-20-alimentos-que-ajudam-a-evitar-problemas-cardiovasculares,67398c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário