Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de agosto de 2012

o que é o protocolo de manchester?


O Protocolo de Manchester***, é um projeto que tem em sua metodologia de trabalho baseada no atendimento rápido de identificação dos pacientes que recorrem a esses locais, permitindo atender, em primeiro lugar, os doentes mais graves, e não necessariamente quem chega primeiro.

O paciente que chega a uma unidade é encaminhado ao setor de triagem, onde é atendido por um enfermeiro capacitado, que o observa de forma rápida e objetiva, atribuindo um grau de prioridade clínica ao atendimento e o tempo recomendado. A pessoa é identificada com uma cor até a primeira observação médica.

A cor vermelha (emergente) tem atendimento imediato; a laranja (muito urgente) prevê atendimento em dez minutos; o amarelo (urgente), 60 minutos; o verde (pouco urgente), 120 minutos; e o azul (não-urgente), 240 minutos.
PROT.jpg 
O atendimento visa classificar o usuário do SUS que chega para atendimento. Por exemplo, uma mãe chega com um filho tendo muita febre, crises compulsivas, e na mesma hora chega outra com o filho para fazer exames de rotina para detectar uma suspeita de anemia ou verminose. Essas duas crianças vão passar por um sistema de triagem rápido, feito por um enfermeiro ou médico especificamente treinado para esta função, que vai avaliar qual deve ser atendido primeiro naquela unidade. A partir de então, eles são classificados pelas cores”.


*O programa recebeu este nome porque foi aplicado pela primeira vez em 1997 na cidade britânica de Manchester. Esta triagem foi rapidamente implementada em vários hospitais do Reino Unido. Em Portugal, são poucos os hospitais que ainda não utilizam este sistema, que já está sendo empregado em outros países da Europa, como Espanha, Holanda, Alemanha e Suécia. O sistema de triagem de Manchester é apoiado pelo Ministério da Saúde, crm e Coren..


Nenhum comentário:

Postar um comentário